segunda-feira, 12 de julho de 2010

Acidental na capa!

Após 16 longas horas de viagem entramos na delicada cidade Santa Catarinense: Blumenau!

No dia 10 de Julho montamos a luz, arrumamos o cenário, aquecemos e reestreamos nossa tão querida Mahagonny. A peça teve boa repercussão com direito a capa do caderno de Lazer do Jornal Santa Catarina!

O espetáculo foi analisado por André Carreira e Walter Lima Torres que conduziram o debate no Teatro Carlos Gomes. Escutar todos ali presentes foi uma experiência muito rica por estarmos em processo de amadurecimento do espetáculo Mahagonny.


Hoje, tivemos a felicidade de ver nossos rostos no Jornal sob o olhar do Jornalista Vinicius Batista.




OPINIÃO: Ascensão universitária

O Fitub começou mesmo no sábado. O espetáculo que abriu a Mostra Universitária Nacional, fez o público esquecer a morna peça de abertura, As Folhas do Cedro, na sexta-feira. Minutos antes de começar Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny, da Unicamp, de São Paulo, as pessoas discutiam a obra do dia anterior.

– Parecia uma novela da televisão – alguém dizia, já acomodado na poltrona do Teatro Carlos Gomes.

É um resumo debochado, mas verdadeiro. A história do resgate da memória de uma família libanesa apresentou a figura caricata do ator Helio Cicero, que transitava entre o intimismo de um pai recluso e o humor clichê de um estrangeiro em plena floresta amazônica. O enredo apresentou relações familiares que não surpreenderam.

Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny, por outro lado, apresentou a energia contagiante dos jovens atores, uma estética criativa, bela, em sintonia com a interpretação e, pra melhorar, com inserções musicais inspiradas na obra dos Beatles. A temática que instigava questionamentos sobre valores, moral e escolhas humanas ganhou com o humor cítrico do grupo.

Pra não dizer que foi tudo perfeito, a ênfase na mensagem final da peça não precisaria ter sido tão reforçada. Ficou um pouco alongado demais, mas não chegou a cansar o público, que aplaudiu de pé.

vinicius.batista@santa.com.br

VINICIUS BATISTA| REPÓRTER DO LAZER



2 comentários: