sexta-feira, 23 de julho de 2010

Acidental passa no Proac Circulação de São Paulo!

É isso mesmo, amigos!

Nem uma semana depois de ganharmos os prêmios de melhor espetáculo, conjunto de atores e concepção sonora em Blumenau, nossa companhia conseguiu fazer aprovar seu projeto para o Proac de Circulação do Estado de São Paulo!

Saiu hoje, no diário oficial

Beijos, e vamos tocar pra frente!!!

domingo, 18 de julho de 2010

voltamos para casa

Acabou a festa!
Voltamos de Blumenau deixando nossos corações por lá depois de 10 dias estudando muito e conhecendo bastante gente.
Mas, para a felicidade da Acidental, trouxemos na mala 3 belos trofeuzinhos:

Mahagonny foi contemplado pelo júri com os prêmios de Melhor Espetáculo, Melhor Conjunto de Atores e Melhor Concepção Sonora.

Esse reconhecimento deixa a Cia de Teatro Acidental feliz e com bastante gás para tentar novos horizontes!
Vamos partir para outras, acreditando ainda que vale a pena empurrar 4 carros e varrer uma fábrica de vassouras antes de cada ensaio.
Nossos troféus hoje estão lá, na Fábrica de Vassouras Paulistana, nossa atual sede. Claro que isso ainda é uma piada... mas quem sabe o que será daqui pra frente?

Voltar dessa jornada mexeu com todos.
Ficam algumas dúvidas, outras saudades... e fica a admiração pelos nossos irmãos velhos: Os Geraldos. Compartilhar muitas horas de viagem, reflexões e doses de cachaça estreitou nossos laços de amizade.



----------------------------------------------------------------------------------------------

Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny foi eleito o melhor espetáculo do 23º Fitub

Espetáculos Canoeiros da Alma e O Abajur Lilás também saíram vencedores na premiação do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau, sábado à noite

O 23º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau, realizado pela Furb, premiou os vencedores desta edição sábado à noite, no grande auditório do Teatro Carlos Gomes. A noite de premiação começou com a apresentação do Coro da Furb.

Os espetáculos Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny, da Cia de Teatro Acidental, da Unicamp/SP, e Canoeiros da Alma, do Coletivo Teatro da Margem, da Universidade Federal de Uberlândia/MG, foram os grandes vencedores. O grupo de São Paulo venceu as categorias Concepção Sonora, Conjunto de Atores e como Melhor Espetáculo. A peça de Minas Gerais ganhou nas categorias Iluminação, Ator e Prêmio Especial do Júri.

O espetáculo O Abajur Lilás, da Cia de Teatro Por Que Não? da Universidade Federal de Santa Maria/RS, também se destacou na premiação: levou para casa os prêmios de Melhor Atriz, dado a Aline Ribeiro, e Direção, concedido a Felipe Martinez. Confira abaixo todos os premiados do festival.

Os premiados:

Melhor espetáculo: Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny, da Cia de Teatro Acidental da Unicamp/SP

Direção: Felipe Martinez, por O Abajur Lilás, da Cia de Teatro Por Que Não?, da Universidade Federal de Santa Maria/RS

Atriz: Aline Ribeiro, Como Célia, em O Abajur Lilás, da Cia de Teatro Por Que Não? da Universidade Federal de Santa Maria/RS

Ator: Samuel Giacomelli, como homem que abandona a esposa, em Canoeiros da Alma, do Coletivo Teatro da Margem da Universidade Federal de Uberlândia/RS

Prêmio especial do júri: Coletivo Teatro da Margem, da Universidade Federal de Uberlândia, pela pesquisa com a cultura regional e com o espaço cênico.

Menção honrosa: Teatro de Operações da UNIRIO, pelo trabalho de criação Coletiva.

Espetáculo Destaque da Mostra Paschoal Carlos Magno Íbero-Americana: Tartarugas e Migração, do Grupo Novo Teatro da Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Figurino: Amidete Aguiar, por A Noiva e o Condutor, do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Ceará

Cenografia: Bosco Bedeschi e Camila Sá, por A Serpente, da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Iluminação: Camila Tiago e Nádia Yoshi, por Canoeiros da Alma, do Coletivo Teatro da Margem da Universidade Federal de Uberlândia/MG

Concepção sonora: Marcelo Lazzaratto e Cia de Teatro Acidental, por Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny, da Cia de Teatro Acidental da Unicamp/SP

Conjunto de atores: Cia de Teatro Acidental, por Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny, da Unicamp/SP

JORNAL DE SANTA CATARINA



Acidental nas escadarias do Teatro Carlos Gomes
em Blumenau

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Acidental na capa!

Após 16 longas horas de viagem entramos na delicada cidade Santa Catarinense: Blumenau!

No dia 10 de Julho montamos a luz, arrumamos o cenário, aquecemos e reestreamos nossa tão querida Mahagonny. A peça teve boa repercussão com direito a capa do caderno de Lazer do Jornal Santa Catarina!

O espetáculo foi analisado por André Carreira e Walter Lima Torres que conduziram o debate no Teatro Carlos Gomes. Escutar todos ali presentes foi uma experiência muito rica por estarmos em processo de amadurecimento do espetáculo Mahagonny.


Hoje, tivemos a felicidade de ver nossos rostos no Jornal sob o olhar do Jornalista Vinicius Batista.




OPINIÃO: Ascensão universitária

O Fitub começou mesmo no sábado. O espetáculo que abriu a Mostra Universitária Nacional, fez o público esquecer a morna peça de abertura, As Folhas do Cedro, na sexta-feira. Minutos antes de começar Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny, da Unicamp, de São Paulo, as pessoas discutiam a obra do dia anterior.

– Parecia uma novela da televisão – alguém dizia, já acomodado na poltrona do Teatro Carlos Gomes.

É um resumo debochado, mas verdadeiro. A história do resgate da memória de uma família libanesa apresentou a figura caricata do ator Helio Cicero, que transitava entre o intimismo de um pai recluso e o humor clichê de um estrangeiro em plena floresta amazônica. O enredo apresentou relações familiares que não surpreenderam.

Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny, por outro lado, apresentou a energia contagiante dos jovens atores, uma estética criativa, bela, em sintonia com a interpretação e, pra melhorar, com inserções musicais inspiradas na obra dos Beatles. A temática que instigava questionamentos sobre valores, moral e escolhas humanas ganhou com o humor cítrico do grupo.

Pra não dizer que foi tudo perfeito, a ênfase na mensagem final da peça não precisaria ter sido tão reforçada. Ficou um pouco alongado demais, mas não chegou a cansar o público, que aplaudiu de pé.

vinicius.batista@santa.com.br

VINICIUS BATISTA| REPÓRTER DO LAZER



quinta-feira, 8 de julho de 2010

Somos garotas (e garotos ) de Mahagonny


As garotas de Mahagonny estão eufóricas!
Amanhã às 5h saímos em direção ao sul do país.
Blumenau receberá a Cia de Teatro Acidental juntamente
com Os Geraldos,
todos no mesmo ônibus,
loucos para fazer teatro, assistir teatro e conhecer a cidade!


segunda-feira, 5 de julho de 2010

Rifa Acidental

O sorteio da rifa foi tão performático que decidimos filmá-lo!

Cena "Duas Visitas" do espetáculo "Sou Teu Eu ou Meu?"
personagem: Liliana; atriz: Mariana Zink.
Os Acidentais precisavam sortear o ganhador da maravilhosa, esperada, desejada rifa de inverno. Como dar a esse evento a merecida ritualidade? Chamando alguém especial para tirar os papeizinhos!
Agora você vai poder conferir nossa queridíssima Liliana - personagem carismática que vive entre os mais elegantes círculos sociais - comandando o sorteio juntamente com suas Imagens!
Confira esse evento azaro-social com a Cia de Teatro Acidental!






sexta-feira, 2 de julho de 2010

a rifa já rodou.
já temos uma ganhadora!
a mais nova milionária comprou uma rifa de Danielly Oliveira.
é você Kika!
Enfim, a rifa foi um sucesso!
Vamos para Blumenau...

e você também pode ir!
Se interessa?



quinta-feira, 1 de julho de 2010

Acidental na cpfl cultura


Ontem a noite a Acidental foi representada pela cena Duas Visitas no sarau da CPFL cultura.
O sarau acontece no café, entre cervejinhas e queijinhos.
Que o espaço é muito aconchegante e elegantérrimo, já sabíamos.
Que a programação é de muito bom gosto, também.
A novidade foi o quão bem fomos recebidos pelo pessoal de lá! De comidinhas no camarim (um camarim de sonhos, por sinal!), até a simpatia geral: desde o mocinho que ajudou a carregar cenário, até o pessoal que apresenta o sarau.
A Cia de Teatro Acidental ficou muito feliz com a noite de ontem!